132EDC10DAEBC30164E9D3DD906D7124 Veja novas datas para implantação dos eventos de SST no eSocial | GraalSeg - Segurança do Trabalho
 em Notícias

Quem ainda não se preparou para a entrada dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial terá mais uma oportunidade.
Como já contamos por aqui, organizações dos três setores da economia passarão a informar pelo sistema unificado os seguintes eventos de SST:
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador; e
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

A mudança gradual iniciaria em junho deste ano, após o lançamento da versão S-1.0 do eSocial. Mas o Governo adiou a data devido ao atraso com a atualização do sistema. Segundo o comunicado oficial, a Dataprev não concluiu a integração do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) em tempo hábil, gerando o efeito dominó no cronograma.

 

Oportunidade com as novas datas

A boa notícia é que tanto empresas quanto profissionais de SST dispõem de mais tempo para se adequarem às mudanças.

O novo eSocial promete simplificar a documentação obrigatória, mas os eventos referentes a SST seguem compulsórios. Dessa forma, as empresas precisam estar atentas para não sofrerem multas da União.

Para apoiar sua administração, a GraalSeg oferece consultorias às empresas que querem se adequar ao novo eSocial.

Confira o cronograma atualizado

Na última semana, o Diário Oficial da União publicou o novo cronograma com os prazos para obrigatoriedade dos eventos de SST. A portaria traz mudanças para os prazos dos Grupos 1 e 2. O primeiro será adiado para o próximo mês de outubro e o segundo, para janeiro de 2022. As demais instituições continuam com o prazo anterior. Observe o calendário:

 

GRUPOS INSTITUIÇÕES EVENTOS DE SST
1 Empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões 13/10/2021
2 Empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, exceto as optantes pelo SIMPLES 10/01/2022
3 ME e EPP optantes pelo SIMPLES, MEI, empregadores pessoas físicas (exceto domésticos), entidades sem fins lucrativos 10/01/2022

 

4 Órgãos públicos e organizações internacionais 11/07/2022

 

Quer tirar dúvidas sobre o novo eSocial ou se atualizar sobre as Normas Regulamentares de SST? Entre em contato com a equipe GraalSeg

Postagens Recomendadas