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Brigada de Incêndio: Quando falamos em Segurança e Saúde no Trabalho, existe um risco que está presente em qualquer local de trabalho: incêndios. Tanto é que a prevenção contra incêndio é destacada em uma Norma Regulamentadora, a NR-23, e existem cuidados básicos que você pode observar em praticamente qualquer lugar que frequente, como a presença de extintor de incêndio

Independente do ramo de atividade, todas as empresas estão sujeitas à emergências, como incêndios. Obviamente, há setores produtivos em que o risco de incêndio é maior, não é nem necessário discutir que um posto de combustíveis apresenta muito maior risco de incêndios que um escritório de advocacia. Contudo, por menor que seja o risco de incêndios, as ações preventivas são importantíssimas, pois até empresas com atividades das mais pacatas e burocráticas possíveis estão sujeitas aos incêndios.

Cada estado possui uma legislação específica para a brigada de incêndio, apesar de o estabelecimento do grupo ser regulamentado a nível nacional.

Em geral, o grupo formador da brigada de incêndio deve ser composto por colaboradores fixos da empresa que se voluntariam ao mandato de brigadista. O funcionário deve ter a maior parte de sua rotina de trabalho executada dentro das instalações da empresa para que possa exercer suas habilidades em caso de acidente.

O número de brigadistas será estabelecido pela legislação específica de cada estado, portanto a empresa deve consultar, caso esteja obrigada a instaurar uma brigada de incêndio.

Ela é composta em nível crescente de autoridade por:

Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros),

Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor),

Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação),

Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).

Os brigadistas devem receber um treinamento de no mínimo 8 horas, sendo que ao menos quatro dessas horas devem ser utilizadas para atividades práticas

Consultoria eSocial

 

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