132EDC10DAEBC30164E9D3DD906D7124 Proficiência em Segurança do Trabalho - O que é?
 em Notícias

Segurança do Trabalho – Proficiência é um adjetivo para Qualificar o profissional que tem um total conhecimento sobre determinado assunto o qual executa com muita proficuidade, habilidade e competência.

Em Março de 2012 nasceu a NR 35, e como era de se esperar trouxe inovações importantes na área de Segurança do Trabalho que se refere ao trabalho em altura.

De todos os itens da norma, um acabou gerando muita polêmica, é o número NR 35.3.6:

O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.

Definição de algumas NR sobre o que seria proficiência”:

NR-20: “Proficiência – Competência, aptidão, capacitação e habilidade aliadas à experiência.”

NR-33: “Proficiência: competência, aptidão, capacitação e habilidade aliadas à experiência.”

NR-35 Comentada – Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da Norma Regulamentadora N.º 35 – Trabalhos em Altura: “A comprovada proficiência no assunto não significa formação em curso específico, mas habilidades, experiência e conhecimentos capazes de ministrar os ensinamentos referentes aos tópicos abordados nos treinamentos, …”

Um profissional Proficiente possui a habilidade e a capacidade na demonstração de conhecimento em um determinado assunto, utilizando além das informações técnicas, exemplos práticos do dia a dia.

Nem todas as NR´s exigem a comprovação de Proficiência, o que acaba confundindo muitos profissionais quanto a poder ou não ministrar um Curso ou Treinamento.

Como seria a comprovação de uma Proficiência ?

A comprovação seria o profissional de Segurança do Trabalho registrar suas atividades envolvendo a uma referida NR, solicitando para que algum Gestor da empresa endosse, confirmando e dando veracidade às informações.

Esta comprovação pode ser através de uma Declaração ou Certificação que em seu conteúdo deixe claro a atuação e consequentemente a experiência do profissional sobre a aplicação daquela NR específica.

Todo profissional de Segurança do Trabalho deve criar o hábito de estar monitorando e registrando suas experiências para que, na necessidade de ministrar um Curso ou Treinamento, apresente a comprovação da sua capacidade técnica e desmitificando os receios, medos e dúvidas.

 

 

Postagens Recomendadas