132EDC10DAEBC30164E9D3DD906D7124 NR 12 - Robotização da indústria | GraalSeg Segurança do Trabalho
 em Notícias

NR 12

Anexo à NR 12, que trata do uso de máquinas e equipamentos, esclarece uso de robôs colaborativos na produção, Medida integra a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, lançada pelo MDIC no Fórum Econômico Mundial.

Em um esforço conjunto, técnicos do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e do Ministério do Trabalho (MTb) elaboraram um anexo, em forma de nota técnica, à “Norma Regulamentadora 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos” específico para tratar do uso de robôs colaborativos em sistemas produtivos. O objetivo é eliminar barreiras para a robotização de plantas industriais brasileiras.

O MDIC e a ABDI, em parceria com agências federais e estaduais de fomento, financiarão o desenvolvimento das chamadas fábricas do futuro, que são ambientes reais para testes de soluções inovadoras (testbeds), para que possam ser, posteriormente, aplicadas no processo produtivo. Serão destinados R$ 30 milhões a 20 projetos de testbeds, entre recursos públicos e privados.

COBOTs
Os Cobots são uma nova geração de equipamentos, projetados para operar de modo seguro, lado a lado com os seres humanos, em uma relação de interação e cooperação. A tecnologia permite a evolução de processos de manufatura e permite que os operadores sejam mais eficientes em tarefas cognitivas e se adaptem a demandas variáveis de produção.

A robótica colaborativa pode ser adotada em linhas de montagem, ao lado de trabalhadores, para exercer funções como montagem, movimentações de objetos, abastecimento de máquinas, paletização e processos de embalagem, por exemplo. Com isso, abrange grande número de setores nos quais pode ser aplicada.

 

Postagens Recentes