132EDC10DAEBC30164E9D3DD906D7124 NR 10, Porque devo fazer o Curso ? | GraalSeg Cursos
 em Notícias

A segurança em instalações elétricas deve ser bem compreendida e assimilada pelos profissionais, para que as operações sejam executadas com segurança e os acidentes de trabalho prevenidos.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego através da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, regulamentou a norma regulamentadora nº 10 (Instalações e Serviços de Eletricidade), que posteriormente reformulada pela Portaria n.º 598, de 07 de dezembro de 2004, titulou-se como a norma regulamentadora nº 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade).

Essa obrigatoriedade estabelecida pela norma é de grande importância para a saúde e segurança no trabalho pois, desde o início de sua vigência, foi possível observar uma queda acentuada nos índices de acidentes e óbitos envolvendo os profissionais que trabalham com eletricidade.

Essa efetividade da NR 10 também pode ser comprovada através do crescente esforço que as empresas privadas do meio elétrico estão adotando para tornar seus ambientes de trabalho mais seguros e melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus funcionários.
É importante saber quais são os tipos de profissional do ramo elétrico, de acordo com o que é expresso pela Norma Regulamentadora 10.

• Profissional Qualificado: segundo a NR 10, em seu item 10.8.1, são considerados funcionários qualificados aqueles capazes de comprovar a conclusão de um curso específico no ramo elétrico, que seja reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Por exemplo, o profissional com formação em elétrica industrial reconhecida pelo MEC;

• Profissional Habilitado: o item 10.8.2 da NR 10 estabelece que os trabalhadores legalmente habilitados são aqueles previamente qualificados e que possuem um registro de competência no conselho de classe. Seguindo o exemplo anterior, um engenheiro que tenha formação em engenharia industrial elétrica, deverá ter o registro desta formação junto ao CREA para ser considerado habilitado;

• Profissional Capacitado: de acordo com a NR 10.8.3, são profissionais capacitados, os trabalhadores que receberam capacitação sob a orientação de um profissional habilitado e autorizado, e que trabalhem sob a responsabilidade de profissional igualmente habilitado e autorizado.

Por esta razão se torna importante estar fazendo o Curso de acordo com a NR 10.

 

Postagens Recentes