132EDC10DAEBC30164E9D3DD906D7124 Alteração de Normas Regulamentadoras é prorrogada para 2022
 em Notícias

A expectativa pela mudança nas Normas Regulamentares de Saúde e Segurança no Trabalho é alta, mas os empregadores precisarão esperar mais um pouco. Antes prevista para o atual mês de agosto, a implantação foi estendida após os contratempos causados pela Covid-19.

Publicada no Diário Oficial da União na última semana, a Portaria nº 8.873/2021 determina a implantação das NRs a partir do dia  03 de janeiro de 2022. São elas:

NR 1 –  Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais

NR 7 –  Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

NR 9 – Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos

NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção

Confira algumas alterações nas NRs

 

A revisão das Normas Regulamentares reduzirá custos e tempo gasto pelas organizações com burocracia, porém criam algumas responsabilidades as quais o empresário precisa estar atento.

A desburocratização é muito bem-vinda. Um benefício é que, em breve, o trabalhador poderá aproveitar as capacitações  realizadas em empresas anteriores. Outro quesito são os treinamentos otimizados pelo modelo à distância e semi-presencial. Entre outras, as mudanças devem facilitar também a formalização dos micro e pequenos negócios na área de SST.

Entre novas responsabilidades das organizações, está a introdução de um sistema de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) ao lado de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Segundo a norma, além de avaliar e controlar perigos relacionados à ocupação, o PGR deve incluir um Plano de Resposta a Emergências (PRE).

Dessa forma, o prazo maior para implantação das NRs permite tranquilidade em tempos de tantas adaptações do mercado. Alguns setores da economia consolidaram o trabalho remoto ou híbrido em 2021, enquanto outros se ajustaram para o retorno presencial em massa, gerando desafio para os gestores.

Para que as empresas não corram riscos de atraso e multa no futuro, é importante estabelecer uma relação de confiança com os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho.

Para apoiar o seu negócio, a GraalSeg oferece consultorias para a implantação das alterações e elaboração das documentações exigidas.

 

Tem dúvidas sobre as Normas Regulamentares de SST? Entre em contato com a equipe GraalSeg

 

Postagens Recentes